#Dia17: Edificando um altar, tirando os deuses estranhos e mudando as vestes

“Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.” Gênesis 35:1-3

O Eterno se manifesta a Jacó mais uma vez, fazendo-o sair do lugar onde ele estava para que ele retornasse a Betel, o lugar onde pela primeira vez Ele havia aparecido a Jacó. Não só o ordenou que retornasse, também edificasse um altar para Ele.

No sentido espiritual podemos entender que Deus está dizendo a Jacó que o lugar dele não era ali, que ele havia se esquecido do voto que outrora ele fez e que deveria retornar ao início da sua comunhão. Por isso a exigência da edificação de um altar. Edificar um altar significava e significa prestar honra a um deus, aqui nesse contexto, prestar honra ao Eterno.

Jacó entende o chamado e dá duas ordens a sua família: retirar os deuses estranhos e mudar as vestes para que estivessem purificados para se apresentarem diante de Deus. Retirar os deuses estranhos significa retirar todo o centro de adoração que não seja o Eterno. Mudar as vestes significa viver em santidade, viver uma vida santa, pois os textos bíblicos que falam sobre vestes geralmente fazem menção a vestes limpas ou sujas e sobre a necessidade de trocá-las no caso de estarem sujas. Em outras palavras: O centro da adoração é o Eterno e não é de qualquer jeito, mas com vestes limpas e que sejam condizentes com essa nova vida.

“Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:4,5

Deus mais uma vez reforçava a Jacó a necessidade de mudar, antes havia aparecido revelado em duas situações o seu propósito, primeiro em Betel quando Jacó sonhou com os anjos subindo e descendo, depois no vau de Jaboque quando Jacó teve seu nome mudado. Ao subir a Betel, Deus torna a falar a Jacó e mostra pra ele que não é mais Jacó e sim Israel.

“E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.” Gênesis 35:10

Mas por que será que Deus teve que lembrar a mesma coisa que foi falada no vau de Jaboque quando Jacó lutou com Ele? Porque aparentemente Jacó havia esquecido ou dado pouco crédito ao que aconteceu. Ele tinha que entender de vez que ele era Israel e não mais Jacó. E pra ele entender isso ele tinha que estar em Betel (Casa de Deus), lugar onde outrora ele fizera um voto com Deus.

Quantas experiências espirituais você já teve na vida? De repente Deus já havia te chamado para algo ou tem falado com você insistentemente, mas você ainda não entendeu porque está longe da casa de Deus.

Hoje é dia de você deixar os deuses estranhos (preocupações, desejos mundanos, adoração a objetos e pessoas, prepotência, orgulho…) e mudar suas vestes para estar diante de Deus, onde Deus habita, na presença de Deus e certamente Ele confirmará as promessas que fez em sua vida.

Publicado por Jesusmar Sousa

Cristão, crítico e disposto a aprender. Pense e exista! E-mail pessoal: jesusmarsousa@gmail.com

Deixe um comentário