Ai dos Pastores!

“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitas-tes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. “ Jeremias 23:1-3

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam”. Ezequiel 34:1-5

Os pastores de Israel foram advertidos pelos profetas. Os pastores de hoje poderiam se sentir advertidos também.

Não generalizo, porém, dá vergonha observar a exploração da fé das pessoas, pastores arrancando a lã das ovelhas e deixando-as expostas ao perigos espirituais e mesmo aos perigos materiais da vida. É vergonhoso ver pseudo pastores instruindo pessoas a fazerem coisas absurdas e tenebrosas, aproveitando-se da ignorância e até da fé das mesmas.

O nosso Senhor também deixou uma mensagem clara para esses ditos pastores e esclareceu quem é o verdadeiro pastor, que de fato cuida das ovelhas.

“O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e  dispersa as ovelhas.O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas”. João 10:10-13

Note que Jesus explica quem é o ladrão e ao contrário do que se prega por aí não é o diabo e sim o falso pastor. Basta observar os três personagens citados por Jesus: O mercenário ou ladrão (falso pastor), o bom pastor (Jesus) e o lobo (Satanás). Então quem destrói é o falso pastor e não Satanás.

Jesus apresentou a solução para as ovelhas dispersas: 

“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.” João 10:16

Prova de que ele se referia a falsos religiosos, se você continuar o texto verá que houve discussão entre os judeus e chamaram nosso Senhor mais uma vez de endemoninhado, típico discurso sem argumento quando alguém pautado nas verdades sagradas se levanta contra falsos pastores e falsas doutrinas.

Não estou aqui generalizando, tome cuidado com o tipo ou os tipos de pastores que regem sua vida. Analise as Escrituras, examine-as e veja se tudo está de acordo com as verdades sagradas. Nenhum homem ou mulher pode estar acima das leis de Deus.

Deus abençoe poderosamente.




Publicado por Jesusmar Sousa

Cristão, crítico e disposto a aprender. Pense e exista! E-mail pessoal: jesusmarsousa@gmail.com

Deixe um comentário